PERTENCIMENTO AMBIENTAL
Autoria: Priscila Dessimoni Morhy
O Programa Pertencimento Ambiental da Educação Infantil nasce do desejo de reconectar o vínculo sentimental do ser humano a natureza em sua mais profunda essência pois aquele que pertence cuida, protege, respeita e possui gratidão e para além tem “motivos, atitudes, aspirações, crenças e valores” (MORHY E FACHÍN TERÁN, 2018, p. 48) sendo o pertencimento uma via de contribuição na resolução das problemáticas socioambientais bem como um meio de ressignificar a forma “utilitarista” como manuseamos os recursos naturais. Nesse contexto é urgente e necessária inserir o programa Pertencimento Ambiental na educação infantil, pois a mesma proporciona a base da educação formal de ensino, onde a criança é autora de seu próprio conhecimento e por isso “constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura” (DCNEI, 2010, p.12) na infância há o primeiro contato da criança pequena com o mundo social, frente a isso primamos por um programa que aflore o sentimento de pertencimento dos pequenos em relação ao ambiente inteiro, onde os princípios básicos da Educação Infantil que são: “ Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades; Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática; Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais” (DCNEI, 2010, p. 16) são respeitados. Prevalecendo sempre a autonomia da criança enquanto agente transformador de seu meio.
contato: pertencimento@brasilsustentavelambiental.com.br.br